Assine nossa Newsletter

Cadastre-se para receber novidades sobre o Congresso Brasileiro de Odontologia Legal

Organização

-

Conheça a história da casa do 15º CBOL: Ribeirão Preto

Atualizado: 3 de Set de 2019

Considerada a Califórnia brasileira, se encontra em um dos principais Estados do país, tendo como grande destaque suas atrações cervejeiras.


Ribeirão Preto teve sua fundação oficial em 19 de junho de 1856, quando nascia o município que se localizava entre o córrego do Retiro e o Ribeirão Preto, fruto de doação de terras por fazendeiros para que uma capela fosse construída, a capela São Sebastião, padroeiro da cidade.


O desenvolvimento da cidade se deu com a chegada da estrada de ferro, em 1880, voltado para área agrícola. Porém naquela mesma época a projeção nacional de Ribeirão Preto chegaria com o ciclo cafeeiro, o qual foi implementado em decorrência do esgotamento do Vale do Paraíba paulista e fluminense.


Entretanto, com a crise econômica dos Estados Unidos da América (1929), maior comprador do grão brasileiro, o ciclo do café sofreu uma queda na região. E com o fim do império do café, a cana teve seu lugar de glória, se tornando uma atividade econômica expressiva, chegando a produzir 30 toneladas de cana-de-açúcar por hectare anualmente.


Neste mesmo momento, a cidade vivenciava o desenvolvimento comercial, industrial e de engenharia civil, tendo uma sucessão de acontecimentos envolvendo essas áreas na primeira metade do século XX. Foi neste cenário que nasceu a Companhia Cervejeira Paulista, fundado por imigrantes alemães em 1913. Sessenta anos depois, foi adquirida pela Cia Antártica Paulista, se tornando a grande responsável pelo crescimento urbano de Ribeirão Preto.


As atividades da cervejaria se estenderam até 1992, provocando uma escassez neste setor até os anos 2000. Hoje a cidade já se encontra suprida neste âmbito pela vasta produção artesanal de cerveja, que se distribui em grande número por toda a região.


Atualmente, Ribeirão Preto é considerada a oitava maior cidade do Estado de São Paulo, sendo um polo de desenvolvimento econômico bastante expressivo a nível nacional, baseado em sua grande maioria no agronegócio, demonstrando crescimento nos setores de comércio e serviço.

24 visualizações
  • Black Facebook Icon